PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO | ESCAVAÇÕES NO MONTE DE SÃO CORNÉLIO

Num importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município do Sabugal e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, as escavações arqueológicas no Monte de São Cornélio foram retomadas durante o mês de julho, revelando novos núcleos habitacionais nos diferentes socalcos deste elevado relevo, que confirmam uma ocupação humana durante a Proto-história, atestada pela presença de cerâmicas manuais e a torno, mós de vaivém, líticos e escória de ferro.

As duas entidades continuam deste modo empenhadas em dar continuidade a esta parceria que se tem demonstrado fundamental para o conhecimento e preservação do rico e vasto património arqueológico do concelho do Sabugal.

Recorde-se que neste âmbito está disponível para consulta a Carta Arqueológica, com informações relativas aos sítios arqueológicos de cada freguesia, que se encontravam na Base de Dados Municipal.