SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO N.º 13 DA REVISTA SABUCALE

A edição n.º 13 da revista do Museu do Sabugal – Sabucale – foi apresentada no dia 18 de maio, data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema ‘Museus, Sustentabilidade e Bem-estar’.

Nesta sessão, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, destacou a relevância da publicação, enquanto importante meio de divulgação de trabalhos de investigação sobre o concelho e áreas limítrofes, nomeadamente no que refere às áreas de Arqueologia, História e Etnografia e demais temáticas, aproveitando ainda para agradecer a todos os que têm contribuído para o enriquecimento e continuidade da Sabucale.

Na ocasião estiveram presentes alguns dos autores participantes neste 13.º número, tendo, inclusivamente, Anabela Paula apresentado o trabalho de revisão bibliográfica, desenvolvido com Isabel Passos e Paula Castro, sobre ‘Plantas comestíveis do concelho do Sabugal – a recoleção de plantas silvestres como um dos serviços do ecossistema que pode ser potenciado na região’. Este visa compilar a informação existente sobre espécies vegetais comestíveis no concelho do Sabugal, discutir o atual movimento de recoleção na Europa, bem como dar continuidade à divulgação e sensibilização, da comunidade sabugalense, não só para a importância destas espécies, mas também da recolha e preservação do conhecimento local associado a estas plantas e aos seus usos.

A revista está à venda no Museu do Sabugal e Biblioteca Municipal, com um custo de oito euros.