BOLETIM MUNICIPAL N.º 1/2024

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Ao assinalarmos a chegada de um novo ano, importa refletirmos e prepararmos o futuro do Sabugal com especial foco na melhoria contínua da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Nos últimos doze meses, as respostas sociais destacaram-se como uma das prioridades do Município com a criação e ampliação de políticas com impacto direto na comunidade, como as iniciativas de envelhecimento positivo, as ações e apoios atribuídos à comunidade escolar, a preocupação com o acesso democratizado a cuidados de saúde e a promoção da atividade desportiva, que resultou na atribuição da distinção de Município Amigo do Desporto, pelo terceiro ano consecutivo.

Para reforçar a nossa capacidade de acolhimento de novas oportunidades de crescimento, investimos, em 2023, cerca de 7 milhões de euros na requalificação de acessos e na reabilitação e renovação de edifícios estratégicos, o que causou nos residentes, munícipes e comércio local alguns transtornos e desconforto, de que nos penitenciamos, certos de que as mudanças e as melhorias com estas obras de requalificação trarão a todos benefícios acrescidos.

Valorizando a nossa identidade, recebemos com orgulho a distinção atribuída à Aldeia Histórica de Sortelha, como Melhor Aldeia Turística do Mundo, pela sua beleza inigualável e pelo trabalho desenvolvido na preservação do seu património arquitetónico e natural, bem como do reforço da mobilidade e acessibilidades, que espelham um novo impulso para a atração turística na região.

No ano que agora se inicia, mantemos o compromisso de abraçar a inovação e cuidar do nosso património, seja ele natural, com a continuidade dos projetos centrados na proteção dos nossos recursos hídricos, da Serra da Malcata e das diferentes atividades económicas derivadas da fauna do concelho, ou cultural, com iniciativas que honram as nossas tradições e a pluralidade de atividades que recebemos. Neste sentido, importa aqui referir o ‘Sabugal Presépio’ e todas as atividades com ele relacionadas, e que já se constitui um atrativo turístico natalício.

Guiados pelo objetivo de preparar um concelho mais atrativo para quem nos visita, e especialmente para quem nos escolhe para residir, é com gratidão que endereçamos a todos votos de um próspero Ano Novo, com o desejo de que os desafios que possamos encontrar pelo caminho se transformem em motivação para fazer mais e melhor.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal