BOLETIM MUNICIPAL N.º 2/2023

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Aproxima-se a época de regresso dos filhos da terra que serão recebidos com um programa cultural que os traz de volta à sua essência, com especial destaque para as Capeias Arraianas, em agosto. Esta é a principal manifestação das nossas tradições, que levámos a dar a conhecer quer ao Montijo Arena como a Vila Franca de Xira, na IV Feira das Tertúlias, terras de tradição tauromáquica.

O vigor económico marcou o semestre: aprovámos o Orçamento anual reforçado, para responder à conjuntura e concluir as importantes obras municipais em curso; colocámos o foco na valorização da fileira estratégica para o Concelho – a da produção de castanha – com a apresentação de uma proposta de alargamento da sua área certificada; e foram dados passos autênticos para nova oferta hoteleira, com a venda e futura abertura do RaiHotel.

A nossa preponderância no contexto regional foi reforçada com o acolhimento de diversas reuniões de Associações Regionais e Intermunicipais, centradas na coesão territorial e na criação de medidas para responder a ameaças comuns, como as climáticas. O Município ativou o seu Plano de Contingência para Situações de Seca, recebeu uma sessão sobre gestão hídrica e continua a apostar no conhecimento, através da realização de ENERtalks.

Fortalecemos também a aposta no bem-estar das nossas gentes. A nível desportivo, o novo ginásio municipal trouxe as instalações e o incentivo para uma vida mais saudável, reforçado com a pluralidade de eventos concretizados no âmbito da marca “Sabugal Respira Desporto”. A nível social, fortalecemos o apoio aos corpos de bombeiros, valorizando o seu trabalho, prosseguimos a aposta em iniciativas centradas no envelhecimento ativo e ampliámos quer o acesso aos cuidados primários como à educação de crianças e jovens.

A cultural não ficou esquecida e é com orgulho que somos um território com uma oferta multicultural e de referência. Desde a celebração do 40.º aniversário da Biblioteca Municipal, à realização do “Festival Primavera na Serra da Malcata”, passando pela apresentação do documentário “Soldado Nobre”, entre muitos outros.

Estamos de olhos postos no futuro, mas sempre de mãos dadas com o passado que nos traçou a história, visando a crescente valorização e preservação do nosso Sabugal.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal