‘VAMOS CONSTRUIR UMA HISTÓRIA?! – ONLINE’ 

Na sociedade atual, em que o hábito da leitura se tem vindo a perder, torna-se necessário apresentar projetos e ações que façam despertar novamente o gosto pela leitura.
Dando continuidade ao projeto de 2018 ‘Vamos construir uma História?!’, que teve a participação de todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho do Sabugal, que consistiu na criação de um conto infantil: ‘Sabugal, Surpreenda os Sentidos com a avó Deolinda!’, pretende-se, agora, desenvolver um projeto similar, mas numa versão online, dada a nova realidade que o mundo atravessa, aberto a todos os cidadãos que queiram fazer parte desta viagem, criando um conto novo.
 
O projeto ‘Vamos construir uma História?! – online’ consiste num conto, que vai aparecendo sem restrições ou condições, em que o único ponto obrigatório é: dar azo à imaginação…
 
É dado o mote da história, que serve como referência e de onde parte o início desta viagem. Semanalmente vai-se acrescentando: personagens, nomes, locais, atividades, familiares, amigos, idades, mistérios… que irão enriquecer a construção deste novo conto.
 
A história terá dois momentos: A “construção” da história online e a sua apresentação com uma adaptação teatral.
 
MOTE
CAPÍTULO I 
 
O rio Côa desliza suavemente, seguindo o seu percurso para norte. Nas suas águas cristalinas, as trutas dão saltos sincronizados, parecendo querer apanhar os reflexos projetados pelo sol, que fazem parecer pequenas pepitas de ouro. Nas suas margens, que são verdadeiros quadros naturais, os amieiros, choupos e sabugueiros oferecem sombras maravilhosas, tornando estes locais mais frescos, proporcionando um verdadeiro descanso ao som do canto dos pardais, melros, andorinhas… É verão, as temperaturas rondam os 28°.
Um grupo de jovens chega à Praia Fluvial do Sabugal. Procuram um lugar com sombra para se protegerem nesta tarde quente, esticando as toalhas de banho e os seus pertences. Como são 14h30, e ainda não terminaram de fazer a digestão, decidem fazer um jogo para ocuparem o tempo até poderem ir tomar banho. As opções passam por jogar às cartas e à bola, fazerem rotatividade para uma partida de raquetes ou jogar ao ‘Lendas e Mistério’, que consiste em contar relatos verídicos ou ficcionados, sendo este o preferido por todos.
A Deolinda inicia o jogo, relatando uma lenda que tinha ouvido aos seus avós acerca do ‘Castelo das 5 Quinas’…
 
Envie o seu contributo para o email: historia.online@cm-sabugal.pt e faça parte desta história… contamos consigo!

Mais informações:
Tlf: 271 752 230
Email: historia.online@cm-sabugal.pt

‘Vamos construir uma História?! – online’ consulte o regulamento aqui