NATURCÔA – Imagem, Natureza e Património

(Workshops e Passeio fotográfico – Esgotados)

À semelhança de 2019 – após o interregno de 2020 – o Naturcôa pretende manter-se fiel a si próprio e ser mais que um evento de fotografia de natureza.

Com a natureza como pano de fundo e a imagem como catalisador, queremos agregar mais conhecimento, mundivisões e experiências pessoais; esta partilha representa a procura de novas soluções no âmbito da sustentabilidade e da valorização do património natural do território.

Nos dias 13 e 14 de novembro, numa organização do Município do Sabugal, o concelho vai ser palco do Naturcôa – um evento com uma forte componente de imagem, fotografia e cinema de natureza e vida selvagem.

Esta edição destaca-se sobretudo pela inclusão de quatro oficinas temáticas a decorrer no período matinal do dia 13 de novembro. Esta novidade é uma atividade gratuita ao público e as oficinas são sobre fotografia, valorização dos ecossistemas, iniciação à observação de aves e – dedicada ao público infantojuvenil – uma oficina promovida pela Rewilding Portugal.

Na tarde do dia 13 vai decorrer, no Auditório Municipal do Sabugal, aquele que é o momento alto do evento: o ciclo de conferências Naturcôa. Nessa mesma noite tem lugar, também no Auditório Municipal, uma sessão de cinema de história natural aberta ao público.

O dia 14 dá lugar a um passeio fotográfico pelo concelho, com mini-palestras e orientação por parte dos oradores.

A acompanhar todo o evento, vai estar disponível, no Museu Municipal, uma exposição fotográfica onde vai ser exposto algum do trabalho dos oradores fotógrafos.

Sobre o Naturcôa

Promovido pelo Município do Sabugal, o Naturcôa pretende ser uma bandeira de promoção do património natural/cultural, refletindo na sua organização uma consciência ecológica e de ligação à natureza, exemplar para os participantes e oradores de renome.

O principal objetivo do Naturcôa é – numa lógica de sustentabilidade ambiental – partilhar, problematizar, e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais de um território riquíssimo – Sabugal.

A – cada vez mais – decrescente densidade populacional deste território, acabou por deixar, de forma algo irónica, paisagens culturais de características e beleza singulares. Os campos, antes cultivados, deram lugar a vastas florestas e matos, (re)criando uma biodiversidade de valor diferenciado e inestimável.

Ao lado da Malcata, bem no alto da Serra da Mesas, nasce o Côa, o rio que define o território. Responsável por grande parte do património cultural (material e imaterial) e natural do concelho do Sabugal, ambos igualmente ricos e desconhecidos da maioria.

Queremos divulgar e partilhar estas riquezas.

Pretende-se, através deste evento, e da crescente importância da comunicação pela fotografia/imagem, dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afetiva, aspetos fundamentais à fixação das gentes no interior, e explorar estas riquezas naturais e culturais como atrativo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região.

Mais informações aqui.