‘RECUPERAÇÃO DAS MARGENS DO CÔA ENTRE PONTES’ – 2.ª FASE (PRAIA FLUVIAL)

Os trabalhos da empreitada iniciaram em setembro, pretendendo a Câmara Municipal com esta obra expandir a área balnear existente, criando melhores condições de conforto para os seus utilizadores.

Nesse sentido, foram estabelecidas quatro orientações a aplicar na conceção deste projeto:

• Preservar a identidade do espaço a intervir;
  • Valorizar os elementos que constroem o espaço a intervir;
  • Dinamizar as atividades no espaço a intervir;
  • Promover o Rio Côa (Praia Fluvial da Devesa).

Esta obra, no valor de cerca de 767 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias, engloba um espaço dotado de diversas zonas e ambientes, promovendo a sua multifuncionalidade e contribuindo para o aumento das suas valências e oportunidades de utilização. Preveem-se as seguintes intervenções/elementos na margem direita, onde se localiza a praia fluvial existente:

• Recarga do areal existente, com areia fina e instalação de cadeira anfíbia e tapete para pessoas de mobilidade condicionada;
  • Reabilitação e reformulação do bar existente, mantendo a sua esplanada, sanitários, balneários e I.S. de apoio à praia fluvial;
  • Introdução de um cais para canoas e kayaks;
  • Criação de um parque de jogos infantis, através da relocalização dos equipamentos infantis existentes num recinto destinado ao recreio infantil, e de um hangar náutico;
  • Criação de um parque de merendas, incluindo a relocalização das mesas e bancos de picnic e papeleiras existentes, a introdução de novo mobiliário urbano e construção de uma churrasqueira, para apoio aos utilizadores deste espaço.

Mais informações sobre a ‘Recuperação das Margens do Côa entre Pontes’ – 2.ª fase (Praia Fluvial) aqui.

Painel Informativo da Obra

Planta de Sinalização Temporária