Recorrências do Evento
Este é um evento com diversas datas. Por favor, consulte em baixo os detalhes das recorrências.
Outubro 2026
Coisas que não há que há.
- Data de Início:
- 2026-10-04 16:00
- Data de Fim:
- 2026-10-04 17:30
Ensemble São Tomás de Aquino & alunos da Escola de Música Pedro Álvares Cabral.
Auditório Municipal
Coisas que não há que há é um convite à escuta, à leitura e ao canto.
Trata-se de um espetáculo que parte da poesia infantil de Manuel António Pina - "O Pássaro da Cabeça, e outros versos para crianças" - e que conta com a escrita de composições originais de vários compositores portugueses consagrados (Alfredo Teixeira, Sara Ross, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa, Eurico Carrapatoso, Nuno da Rocha e Ângela da Ponte).Neste espetáculo, às vozes femininas do Ensemble São Tomás de Aquino juntam-se as dos alunos da Escola de Música Pedro Álvares Cabral para cantar, voar e sonhar.Adquira o seu bilhete na BOL: https://sabugal.bol.pt/ ou no Museu do Sabugal (271 750 080). Entrada gratuita (bilhete obrigatório)Partir. Revenir.
- Data de Início:
- 2026-10-10 16:00
- Data de Fim:
- 2026-09-10 17:30
Igreja Matriz de Pousafoles
Partir. Revenir reúne, de forma eclética, obras que atravessam o romantismo, o impressionismo e a contemporaneidade.
Das paisagens evocativas de Amy Beach e Fanny Mendelssohn à intensidade expressiva de Mussorgsky, percorrem-se universos sonoros contrastantes.A elegância do impressionismo raveliano abre caminho para a criação contemporânea de Inês Vaz, estabelecendo um diálogo entre memória e presente.Com o virtuosismo de Camille Saint-Saëns conclui-se esta viagem que leva o público por diversas paisagens musicais fazendo-o regressar com um olhar renovado sobre a diversidade, a expressividade e a intemporalidade da Música. Entrada gratuitaRicercare - na demanda do indizível.
- Data de Início:
- 2026-10-17 16:00
- Data de Fim:
- 2026-10-17 17:30
Igreja da Misericórdia de Alfaiates
Os ricercari de Domenico Gabrielli (Bolonha, 1689) constituem o primeiro testemunho impresso de repertório especificamente destinado ao violoncelo solo, explorando o seu potencial discursivo e afirmando-o como uma voz autónoma.
Publicadas em Nápoles, cerca de 1720, as toccate de Francesco Paolo Supriani refletem a sofisticação técnica e expressiva da escola napolitana, com uma escrita de grande clareza retórica. Já os capricci de G. M. Dall'Abaco, compostos na década de 1740, revelam uma linguagem mais livre e imaginativa, próxima do gosto galante, onde se alternam passagens de brilho virtuosístico e momentos de intenso lirismo. A escrita enigmática e singular Sebastian Bach, em que a razão se tem como pedra de toque, exprime-se através da sua suite em ré menor.O programa encerra-se com a célebre passacaglia de I. F. Biber, originalmente para violino, no ciclo das Sonatas do Rosário (c. 1676), cuja estrutura de variações sobre um baixo ostinato adquire aqui, em transcrição para violoncelo, uma dimensão de meditação espiritual de notável densidade. Entrada gratuitaO Mística Rosa.
- Data de Início:
- 2026-10-18 16:00
- Data de Fim:
- 2026-10-18 17:30
Igreja Matriz de Vila do Touro
O programa celebra a diversidade e a riqueza da música barroca de carácter devocional, apresentando a obra de diversos compositores de origem espanhola, francesa e alemã.
A escolha das obras permite ao ensemble explorar diversas combinações vocais e instrumentais, estando presentes o órgão, cravo, harpa, oboé e viola da gamba.Todos os instrumentos são cópias de modelos históricos.O programa inclui obras de Henry du Mont (1610-1684), compositor e organista que alcançou o cargo de mestre de capela em Versalhes, José de Torres (c.1670-1738), organista na Catedral de Sevilha e mais tarde na Capela Real de Madrid, Henry Purcell (1659-1695), entre outros. Todos os compositores incluídos são personagens de grande relevância no seu tempo, mas não todos são programados com frequência na atualidade. Entrada gratuitaUdite Sorelle
- Data de Início:
- 2026-10-25 16:00
- Data de Fim:
- 2026-10-25 17:30
Igreja Matriz de Aldeia Velha
Udite Sorelle celebra o Sagrado Materno como expressão de acolhimento, dor, glória e esperança divinos.
O cântico mariano Salve Regina inicia este programa, saudando aquela que intercede por todos os que a invocam.O percurso segue com a desconcertante canção de embalar de Maria a Jesus, Hor ch'è tempo di dormire de Merula, onde a ternura maternal se entrelaça com a premonição da Paixão. Esta sombra encontra eco na dor melancólica de Pianto della Madonna de Sances, que ressoa com o desespero da Virgem ao contemplar o destino trágico de Cristo.Esta é, porém, uma dor que se transmuta com a entrega divina, fonte de glória.O Ave Maria da freira beneditina Cozzolani relembra a bênção da Mãe escolhida e a sua participação no mistério da Encarnação. Entrada gratuitaNuma organização conjunta, o Município do Sabugal e a Associação Cultural Oito Ecos apresentam a 5.ª edição do Festival ‘Sons do Côa’, que vai realizar-se de 4 a 25 de outubro.
Trata-se de um projeto musical, criteriosamente desenhado para o concelho do Sabugal, que se apresenta como um festival eclético, intergeracional e descentralizado, onde os mais variados estilos e épocas musicais são colocados em diálogo com a identidade e o património cultural autóctone.
Observando uma lógica de descentralização, ao longo do mês de outubro, em algumas localidades do concelho (Sabugal, Pousafoles do Bispo, Alfaiates, Vila do Touro e Aldeia Velha), voltam a ter lugar concertos que garantem uma grande diversidade, entre a intimidade da música de câmara e o brilho da música orquestral.
Construindo um presente dialogante com o passado, esta 5.ª edição do Festival ‘Sons do Côa’ reintegra um concerto inteiramente dedicado à poesia infantil do sabugalense Manuel António Pina, poeta incontornável no arquivo vivo da literatura em língua portuguesa, revisitada por consagrados compositores portugueses da nossa contemporaneidade. Neste concerto singular, em jeito de estreita relação institucional, ao Ensemble São Tomás de Aquino voltam a juntar-se os alunos da Escola de Música Pedro Álvares Cabral.
