REUNIÃO DAS PLATAFORMAS SUPRACONCELHIAS DA REDE SOCIAL DA BEIRA INTERIOR NORTE E SERRA DA ESTRELA

No âmbito do Plano de Ação 2016 das Plataformas Supraconcelhias da Rede Social da Beira Interior Norte e Serra da Estrela, foi realizada uma terceira reunião, no passado dia 21 de outubro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual marcaram presença vários presidentes dos Conselhos Locais de Ação Social.

Os trabalhos começaram com a realização de uma breve reflexão acerca das conclusões da reunião Inter Plataformas Supraconcelhias, realizada no passado mês de julho, sendo posteriormente apresentada a metodologia utilizada pelo Conselho Local de Ação Social da Guarda na elaboração dos instrumentos de planeamento, essencialmente baseada num modelo participativo. Por outro lado, o Comando Territorial da Guarda da GNR apresentou o projeto “eGuard”, que pretende constituir-se como um sistema de teleassistência e monitorização, direcionado para o apoio a idosos sozinhos e isolados.

Por último, o Centro Distrital de Segurança Social expôs alguns indicadores relativamente aos projetos em curso na maioria dos concelhos representados na Plataforma, nomeadamente no que refere ao Contrato Local de Desenvolvimento Social – 3G e à Rede Local de Intervenção Social. Neste sentido, foi efetuado ponto de situação relativo à implementação dos mesmos no concelho do Sabugal.