“Naturezas reais e irreais” de Adalberto Carvalho é a exposição de pintura que o Museu do Sabugal apresenta, de 30 de abril a 29 de maio, na sala de exposições temporárias.
Com a presente exposição, Adalberto Carvalho procura fazer uma mostra dos seus diversos estilos de pintura que variam entre as paisagens naturais e o figurativo. Nas paisagens naturais evita deliberadamente os grandes planos associados ao horizonte longínquo, de forma a enfatizar os efeitos da luz, contraluz e dos reflexos. O seu trabalho figurativo mostra a figura humana em formas mais e menos realistas, procurando a representação de momentos reais ou irreais.
Adalberto Carvalho nasceu na cidade da Guarda no dia 18 de dezembro de 1965, local onde ainda reside.
Sendo professor licenciado em Educação Física e, quanto à sua expressão artística, totalmente autodidata, cedo percebeu a paixão que a pintura a óleo lhe despertava, tornando-a o seu hobby favorito pela satisfação e prazer que lhe proporciona a sua execução.
Em 1997 expõe pela primeira vez na Casa do Povo de Santa Cruz, na ilha da Madeira, numa mostra coletiva de pintura.
Em 1999 é convidado para participar numa exposição organizada pelo Instituto Português da Juventude da Guarda.
Em 2006 surge um convite para expor individualmente nas instalações do Cibercentro da Guarda.
Em 2009 toma pela primeira vez a iniciativa de organizar uma mostra de 34 trabalhos no espaço de exposições da livraria D Sancho I, na Guarda.
Em 2013 expõe na Galeria dos Paços da Cultura da Guarda, a convite do Núcleo da Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda.
Em 2014 realiza uma mostra de trabalhos no Café Concerto da Guarda, a convite do Coordenador Geral / Programador do TMG.
É autor do blog Carpintóleo (www.carpintoleo.blogspot.com), onde partilha o seu trabalho artístico com todos aqueles que o apreciam.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.