Apresentação

A Unidade de Missão, designada Sabugal + SOCIAL – uma aposta nas pessoas pretende criar um conjunto de soluções de resposta social inovadoras para problemas da comunidade do Sabugal, com impacto positivo superior e comprovado às soluções existentes. Pretende constituir-se localmente como um motor para a melhoria das respostas a problemas sociais, para a promoção de práticas mobilizadoras do sucesso educativo e melhoria da qualidade de vida do idoso numa ótica de promoção do envelhecimento ativo tanto ao nível de políticas públicas inovadoras como do dinamismo da economia social (terceiro setor).

Visão

Construir um concelho centrado nas pessoas, fazendo do Sabugal um referencial ao nível de projetos de desenvolvimento social, e com particular enfoque na área do envelhecimento ativo e saudável.

Missão

Promover projetos e programas nas áreas de intervenção (social, saúde e educação) e transformar o Sabugal na Capital do Envelhecimento Ativo e Saudável, em Portugal.

Objetivos

Objetivo 1. A promoção da inclusão social com foco particular em grupos desfavorecidos, a melhoria da empregabilidade, a promoção do envelhecimento ativo, e a maior eficiência no uso de recursos da sociedade e da economia social;

Objetivo 2. O sucesso na educação através de programas de incentivo e valorização da Escola, quer em iniciativas de educação formal e/ou informal, criando parcerias no intuito de qualificar o território e consequentemente de criar mais valor.

Estratégia

Centra-se nas três áreas de intervenção: social, saúde e educação. Estas áreas funcionarão apenas como foco da ação concreta mas serão trabalhadas em combinação com outras áreas de intervenção concelhia. Quer isto dizer que a área social não é entendida de forma isolada mas sim influenciadora e influenciada por todos os setores de desenvolvimento concelhio. A estratégia quer-se assim integradora para ser mais eficaz, mais eficiente, mais bem-sucedida.

Entidades