MURALHAS COM HISTÓRIA (2019)

De 20 a 22 de setembro, na Aldeia Histórica de Sortelha, passe as portas do ‘Muralhas com História’, calcorreie as ruas do burgo e recue, connosco, até ao reinado de D. Fernando I, o Formoso, o Belo, o Inconstante (1367-1383).

D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves. Considerando que por todas as partes dos nossos reinos há falta de alimentos, do trigo e da cevada, dos quais anto todas as terras e Províncias eram muito abastadas…

Na muy formosa Sortelha recuamos aos finais do séc. XIV, sendo rei D. Fernando, o Formoso ou o Inconstante. Filho de D. Pedro I e de Dona Constança Manuel, D. Fernando (1367-1383) herdou um reino estável e pacífico, tendo assim todas as hipóteses de o conduzir sem grandes dificuldades; no entanto, acabou por alterar essa estabilidade ao envolver-se em conflitos com a vizinha Castela, nas chamadas Guerras Fernandinas, cujo propósito foi a disputa pelo trono de Castela, do qual se julgava com direitos por ser bisneto de D. Sancho IV de Castela.

Na sequência da assinatura de um acordo de paz no âmbito desta contenda, esteve prometido a Dona Leonor de Castela, mas, antes que o casamento pudesse ser concretizado, o rei apaixonou-se por Dona Leonor Teles, mulher de um dos seus cortesãos. Após a rápida anulação do primeiro casamento de Dona Leonor, D. Fernando casa com ela, publicamente, a 15 de maio de 1372.

Restabelecida a paz com Castela, D. Fernando dedicou-se à administração do reino, mandou reparar muitos castelos e erigir novas muralhas, criou a Torre do Tombo, a Casa dos Contos e fundou a Companhia das Naus, acompanhando as mudanças e transformações do mundo ocidental.

Para além dos episódios bélicos e de todas as ordenações e medidas legislativas em campos tão variados como a defesa, a construção naval, a agricultura e o ensino, destacamos a proveitosa ordenação de mandar que as terras do reino fossem todas lavradas e aproveitadas (Lei das Sesmarias), o que, certamente, terá tido reflexos nestas terras mais inóspitas do reino.

Sortelha é o cenário ideal para recuar no tempo… em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas ‘Muralhas com História’.

É sobre este ‘ambiente’ que se desenvolverá o evento.

A viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval com tabernas e mercadores, torneios de armas a pé e a cavalo, exposição de máquinas de cerco ou assalto e de instrumentos de tortura, acampamento militar, ofícios e vivências, roupeiro medieval, jogos medievais/animação infantil, cetraria e animais da quinta, animação contínua pera cá e perá lá – acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval surpreendem pelas ruas da vila.

O evento ‘Muralhas com História’ decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 20 – das 18h00 às 00h00; sábado, dia 21 – das 12h00 às 00h00, com destaque para o concerto medieval, às 21h30, e domingo, dia 22 – das 12h00 às 21h30, com a encenação da peça ‘Ventos de mudança’, pelo Grupo de Teatro ‘Anel de Pedra’, marcada para as 19h30.

A Câmara Municipal do Sabugal sugere-lhe que viaje ao ‘Muralhas com História’ em transporte coletivo, utilizando o autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do Centro Histórico de Sortelha (Poente). À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.

‘Muralhas com História’ é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval.

Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das ‘Muralhas com História’ permite aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.

Uma organização do Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais.

PASSE AS PORTAS DA MURALHA, CALCORREIE AS RUAS DO BURGO E RECUE, CONNOSCO, ATÉ AO REINADO DE D. FERNANDO I.

Cartaz

Flyer Programa – PT

Flyer Programa – ES

Mapa do Mercado

Transporte coletivo

Constrangimentos de trânsito

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CANDIDATURA
(Inscrições Encerradas)

• Normas de Participação
  • Anexo III – Ficha de Inscrição
  • Anexo IV – Declaração de Compromisso/Termo de Responsabilidade

NOTA: A consulta deste quadro resumo não substitui a leitura integral das Normas de Participação (exploração de espaços de feiras: mercadores, artesãos, artífices, místicos e taberneiros).