Projetos

Objetivos específicos – Área Social

a) Identificar até ao final de 2016 ações/projetos que visem a melhoria dos serviços prestados ao nível das Instituições do terceiro sector, através da implementação de processos de qualidade e consequentemente potenciar a sua sustentabilidade. (Em Curso)

b) Identificar até final de 2017, ações/projetos inovadores de melhoria dos serviços prestados. (Em fase de Conceção e Planeamento)

c) Implementar até 2017, formas inovadoras de apoio ao idoso, tendo como recurso o enorme potencial das instituições do terceiro setor, permitindo identificar o Sabugal como um território “AMIGO DO IDOSO”. (Em fase de Conceção e Planeamento)

d) Desenvolver, anualmente, projetos intergeracionais que permitam aproximar laços de convivialidade e consequentemente promotores de bem-estar social. (Em Curso)

e) Criar uma rede de recursos que permitam, até 2018, qualificar e projetar o território como Capital do Envelhecimento Ativo e Saudável. (Em Curso)

Objetivos específicos – Área da Educação

a) Criar, até 2016, um programa de apoio às famílias no intuito de facilitar o acesso à educação ao nível da valência de creche. (Em Curso)

b) Implementar, até 2016, uma Biblioteca Móvel numa ótica de promoção da leitura e de ocupação saudável dos tempos livres da população. (Em Curso)

c) Organizar, anualmente, um ciclo de encontros temáticos tendo em vista a implementação de medidas de promoção do sucesso educativo. (Em Curso)

d) Desenvolver, no ano letivo, 2016/2017, em parceria com o Ministério da Educação um Curso de Alfabetização (já aprovado pela tutela).

e) Criar, manter e desenvolver, a partir de 2017, um conjunto de atividades lúdicas e de ocupação de férias ativas aos jovens. (Em fase de Conceção e Planeamento).

f) Permitir, até 2017, a construção de uma História Local aos olhos das crianças, através de projeto a desenvolver com a Escola. (Em fase de Conceção e Planeamento)

g) Criar um programa de Bolsas de Mérito ao melhor aluno em cada fim de ciclo (1.º, 2.º, 3.º Ciclos e Secundário), permitindo a sua atribuição em junho de 2017. (Em Fase de Conceção e Planeamento)

h) Melhorar, até 2019, a rede de transportes de serviço público de passageiros, como forma de reduzir tempos de transporte de alunos, e consequentemente facilitar o seu sucesso escolar. (Em Curso no âmbito do projeto “A Carreira”)

Objetivos específicos – Área da Saúde

a) Facilitar o acesso aos cuidados primários de saúde através da implementação, até final de 2018, de uma Unidade Móvel de Saúde. (Em fase de Conceção e Planeamento em articulação com a CIM-BSE)

b) Conhecer a realidade do Concelho ao nível da demência, executando até 2019, o seu respetivo mapeamento. (Em Curso)

c) Permitir a implementação, até 2017, de um serviço de teleassistência tendo em vista o apoio a pessoas (e/ou idosos) em situação de isolamento. (Em fase de Conceção e Planeamento – levamento concelhio efetuado com a GNR)