DINAMIZAÇÃO CULTURAL E ECONÓMICA NO CONCELHO NA ÉPOCA NATALÍCIA

Projeto inovador vende produtos locais online

O mercado de Natal, promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal, no âmbito do projeto CLDS 4G “Sabugal Ativo”, do qual a Câmara Municipal e a Smart Farmer são parceiras, organiza-se este ano num formato online, permitindo que os comerciantes vendam os seus produtos de forma segura sem comprometer a tradição e cheguem também a um público mais vasto.

Todos os interessados em adquirir produtos poderão aceder aqui. Poderão surpreender-se com cabazes de diversos produtos regionais. Esta iniciativa visa incrementar a dinamização económica da agricultura local por via da valorização dos seus produtos, promover o consumo sustentável tendo por base os circuitos curtos de comercialização e dar resposta à atual dificuldade da população determinados alimentos.

Incentivar o comércio de proximidade

Além do mercado, as ruas serão iluminadas e adornadas pelas decorações naturais natalícias, elaboradas pelo grupo de voluntários do atelier de decorações de Natal. Foi também lançado o concurso das “Montras de Natal” em parceria com a ADES, que decorre entre 9 de dezembro de 2020 a 7 de janeiro de 2021, com o objetivo de dinamizar o comércio local no concelho, suscitando a criatividade subordinada ao tema dos elementos naturais.

A dinamização da quadra na cidade conta ainda com a exposição “Natal Mais Natural é Ideal”, com eco-Presépios integrada na dinâmica de evento seguro, tal como o Presépio que está patente no centro histórico do Sabugal.

“Em tudo o que for possível manter viva a tradição e a celebração desta época, é importante que continuemos a realizar promovendo a revitalização da nossa economia, desde que seguros e respeitando todas as normas de segurança. Talvez mais do que nunca seja importante iluminarmos as nossas ruas, consumirmos os produtos locais e fazermos votos de um futuro melhor”, refere António Robalo, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.

Plano de Contingência