PROJETO LINX 2020 EM IMPLEMENTAÇÃO NO SABUGAL

O Município do Sabugal, a par dos Municípios de Penamacor e de Castelo de Vide e da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, integra o projeto Linx 2020, o qual tem vindo a ser efetivado no território.

Este visa a implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince-ibérico e recuperação das populações de coelho-bravo nas áreas dos Sítios de Importância Comunitária (SIC), como sejam os SIC de Malcata, de São Mamede e de Moura-Barrancos, geridos cooperativamente pelos membros da parceria e cujo funcionamento permite apoiar a recuperação das populações de coelho-bravo no longo prazo.

Pretende-se através desta operação repor populações de coelho-bravo que já existiram, nos locais onde esta se vai desenvolver e que desapareceram ou diminuíram drasticamente a sua dimensão, considerando que se trata de uma recuperação essencial à prossecução dos objetivos do Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal.

No que refere ao Sabugal, a Câmara Municipal procedeu à melhoria do cercado existente na Colónia Agrícola Martim Rei, avançou com a construção de um novo cercado junto ao já existente, tendo ainda elaborado oito acordos com as reservas de caça associativa dentro da Rede Natura 2000, com a construção de morouços e algumas sementeiras. Com estes dois cercados objetiva-se a introdução de coelho-bravo nas reservas municipais e também apoiar as reservas associativas.

Saiba mais sobre o projeto Linx 2020 aqui: