No dia 19 de novembro, o Município do Sabugal organizou a 8.ª Reunião de coordenação técnica do projeto IBERUS – SmartCDT, que teve lugar no Auditório do Cró Hotel Rural, seguindo-se, no dia 20 de novembro, o Fórum intitulado ‘Transição Digital e Cibersegurança na Administração Pública Local’, no Auditório Municipal do Sabugal.
Estas iniciativas surgem no decorrer do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do IBERUS (Inovação e Boas Práticas em Ambientes Rurais e Urbanos Sustentáveis) – SmartCDT (Comunidade Digital Transfronteiriça).
Na ocasião, estiveram presentes representantes das entidades portuguesas e espanholas que integram o projeto: Municípios do Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Penamacor, Junta de Castilla y León, Diputación de Valladolid e de Salamanca e Ayuntamiento de Ponferrada, associando-se, ainda, demais técnicos dos Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela.
O IBERUS – SmartCDT pretende promover a modernização das entidades envolvidas e, por conseguinte, aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados, bem como criar uma rede de centros específicos que permita melhorar a formação das competências digitais dos cidadãos, através da utilização da tecnologia.
Prevendo-se a sua conclusão em 2026, este projeto insere-se no maior programa de cooperação transfronteiriço da União Europeia, denominado Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, e dispõe de um orçamento de 4 milhões de euros financiado a 75% pelos Fundos Europeus FEDER.
Estas duas iniciativas foram promovidas pelo Município do Sabugal, sendo o Fórum realizado em colaboração com as empresas Securnet, Fortinet e Servinform.





