Os incêndios que têm fustigado o concelho, desde o passado dia 15 de Agosto, apesar de todos os esforços, mantêm-se ativos numa parte do nosso território. As condições meteorológicas, em particular as alterações de direção e intensidade do vento, têm provocado sucessivas reativações e a propagação com elevada complexidade, continuando a exigir cuidados redobrados por parte da população e dos agentes de Proteção Civil que se encontram no terreno.
O Executivo Municipal tem estado permanentemente no terreno e acompanhado ininterruptamente a evolução da situação, garantindo prioridade absoluta à proteção de pessoas e bens, reconhecendo o elevado esforço e empenho de todos os Bombeiros, GNR e dos populares que não se pouparam a esforços, sendo de realçar a voluntariedade, a generosidade e a enorme disponibilidade de todos no combate.
O acompanhamento permanente da situação pela Comissão Municipal de Proteção Civil, através do Presidente, Vítor Proença, e do Coordenador, Alberto Barata, articulando com os Serviços Municipais e todos os trabalhadores municipais mobilizados para todas as ações inerentes à Proteção Civil, têm garantido toda a logística da operacionalidade no terreno.
A solidariedade, o apoio e a colaboração que no terreno estes dias temos prestado junto das populações e nas operações de combate reforçam a nossa determinação em continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e a envidarmos todos os esforços para conseguirmos todos os meios necessários à minimização dos prejuízos sofridos.
Na próxima reunião de Câmara iremos propor ao governo que decrete o estado de calamidade para o Município do Sabugal e apresentar uma proposta para procedermos ao levantamento de danos e prejuízos nas freguesias mais atingidas, com o objetivo de virmos a definir os termos em que iremos apoiar os munícipes e as empresas mais afetadas.
Reforça-se o apelo à população para que siga todas as orientações das autoridades e se mantenha atenta às informações oficiais.
Sabugal, 19 de agosto de 2025
O Presidente da Câmara Municipal
(Vítor Manuel Dias Proença)